Ícone do site Pato Fu

Música de Brinquedo (2010)

1. Primavera

Direção: John Ulhoa

O Pato Fu sempre levou a sério essa pergunta e sempre pagou pra ver. Dessa vez a pergunta foi: e se gravássemos um disco inteiro só usando instrumentos de brinquedo? Não um disco de música infantil, mas um disco de música “normal” filtrada por essa sonoridade.

A ideia pareceria absurda há poucos anos. No entanto, desde o CD Daqui Pro Futuro (2007) começamos a flertar com sons de caixinhas de música, realejos, pianos de brinquedo… Em algumas de minhas produções recentes usei muitos desses instrumentos, muitos comprados como presente à nossa (minha e de Fernanda) filha de 6 anos, mas que acabavam invariavelmente na frente de um microfone na sala de gravação do estúdio que temos em casa.

E tinha mais. Quase todos nós – e os amigos próximos – viramos papais e mamães nos últimos anos. A temática infantil passou a nos comover. Ao mesmo tempo, sentimos que seríamos capazes de fazer algo para pais e filhos que tivesse uma das características que mais gostamos na música: terem duas (ou mais) camadas de entendimento, um “Muppet Show” de carne, osso e música, diversão para os adultos, sem aborrecimento pros pequenos, e vice-versa.

Decidimos então gravar uma primeira música como um teste. Essa foi “Primavera”. Ficamos muito empolgados, parecia algo do tipo “por que não pensamos nisso antes!?”. Registramos em vídeo o processo, fizemos uma rápida edição pra mostrar pra alguns amigos. O efeito “sorriso estampado” que tínhamos na nossa cara apareceu instantaneamente na face das outras pessoas também. Chegamos à conclusão que não estávamos ficando loucos.

2. Sonífera Ilha

Música de Brinquedo ao vivo (2011)

Sonífera Ilha dos Titãs mostra que brinquedos eletrônicos também valem. A levada divertida feita com efeitos sonoros pelo baterista Xande Tamietti se mistura ao baixo decalcado nota por nota por Ricardo Koctus.

“Este disco – e especificamente a regravação de Sonífera Ilha – é divertido acima de tudo e no melhor sentido que a palavra pode ter. É um raro prazer poder ouvir versões de músicas conhecidíssimas (e ir identificando, uma um, todos os detalhes do arranjo original) ao mesmo tempo em que se tem a sensação de novidade e frescor”. Britto considerou que a reprodução quase que literal dos arranjos nos brinquedos foi a grande sacada, mas que por si só não bastaria para ter um bom resultado. “Há, como de costume, a interpretação da Fernanda Takai sempre na medida exata. Mas o que realmente salta aos olhos é o trabalho meticuloso de adequação de timbres e execução desses ‘brinquedos’ que, assim como as crianças, ao menor descuido costumam fugir ao controle dos pais. É justamente nesses ‘vacilos’ que reside boa arte da graça da sonoridade do disco”. (Sérgio Britto, Elebu #51)

3. Rock And Roll Lullaby

Rock And Roll Lullaby mundialmente famosa na voz de BJ Thomas, tema da novela Selva de Pedra nos anos 70 ganha um dos arranjos mais doces do disco, ao som do metalofone cheio de efeitos de Lulu Camargo.

4. Frevo Mulher

DVD Música de Brinquedo ao vivo (2011)

Frevo Mulher (Zé Ramalho) também mistura brinquedos normais e eletrônicos, com destaque pro “Drawdio” tocado por John Ulhoa, uma espécie de lápis com um minicircuito de theremin acoplado, ocupando o espaço que era da sanfona no arranjo original. 

5. Ovelha Negra

DVD Música de Brinquedo 2 ao vivo (2019)

O piano de brinquedo foi um instrumento fundamental nesse disco e em Ovelha Negra ele predomina, reproduzindo o arranjo clássico da canção de Rita Lee. O solo lendário de guitarra foi substituído pelo glockenspiel de brinquedo.

6. Todos Estão Surdos

Realizado por Daniel Ribeiro, Rafael Gomes e Tati Fujimori, com fotografia de Laura Del Rey

Saxofones de plástico, kazoos e apitos formaram a metaleira muppet de Todos Estão Surdos (Roberto Carlos/Erasmo Carlos). Acrescidos de um sax barítono feito com um antigo Genius, popular brinquedo eletrônico da década de 80. Fernanda Takai canta essa canção embalada pela parte falada pela filha Nina, com a pureza d’alma que só as crianças tem.

7. Live And Let Die

Direção: John Ulhoa

Live And Let Die, tema de filme de James Bond na voz de Paul McCartney, um desafio instrumental que acabou se tornando uma das mais divertidas justamente por ser tão épica e cheia de partes difíceis. Um vinil sacudido faz o som de um tímpano e uma orquestra inteira é reproduzida com camadas e camadas de brinquedos.

DVD Música de Brinquedo ao vivo (2011)
DVD Música de Brinquedo 2 ao vivo (2019)

8. Pelo Interfone

DVD Música de Brinquedo ao vivo (2011)

O ritmo eletrônico que serve de base para o hit Pelo Interfone (Ritchie / Bernardo Vilhena) é refeito com efeitos de tecladinhos e bateria infantil. E até o som de interfone é feito com um mini alto-falante de brinquedo.

9. Twiggy Twiggy

DVD Música de Brinquedo ao vivo (2011)

Pato Fu nunca escondeu sua admiração pelo grupo japonês Pizzicato Five e nessa versão de Twiggy Twiggy uma quantidade enorme de brinquedos é usada pra recriar o clima de colagem sonora do original.

10. My Girl

versão Fique em Casa (2020)

Em My Girl (Smokey Robinson/Ronald White) o destaque é a kalimba fazendo o riff original da guitarra e o reverb de mola de brinquedo usado na caixa da bateria. A orquestrinha de Casiotone VL1 no instrumental também é parte do charme.

11. Ska

DVD Música de Brinquedo ao vivo (2011)

O kazoo impera em Ska, clássico dos Paralamas do Sucesso. É um instrumento muito fácil de ser tocado, substituto óbvio para o sax, com um efeito sempre engraçado. Na parte rítmica, uma clonagem de brinquedo da bateria virtuosa original, com viradas alucinadas no final.

12. Love Me Tender

DVD Música de Brinquedo ao vivo (2011)

E o disco se encerra com Love Me Tender. Dizem que essa música conhecida na voz de Elvis Presley é a campeã mundial de canções de ninar no mundo todo. E ela fecha o disco assim, num clima calmo, criado desde a introdução em que o acompanhamento é feito por uma caixinha de música de cartão perfurado. O baixo é uma kalimba. A bateria, uma caixa de fósforos.

FICHA TÉCNICA


Estúdio (2010)

Pato Fu: Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo

Tivemos a participação especial de Nina Takai e Mateheus D’Alessandro cantando em quase todas as músicas. Em “Primavera” a Mariana Devin também cantou e o João Lucas tocou flauta. André Ulhoa tocou flauta em “Rock And Roll Lullaby”.

Produzido por John Ulhoa
Coordenador de produção: Aluizer Malab
Assistentes de produção: Frederico Douglas e Marina Purri
Projeto gráfico: Andrea Costa Gomes
Fotos: Arquivo pessoal
Coordenação de autorizações: Solange Ruiz
Suporte Administrativo: Malab produções

Gravado e Mixado por John Ulhoa no Estúdio 128 Japs, Belo Horizonte
Masterizado por Carlos Freitas na Classic Master, São Paulo

Este disco, é claro, foi todo gravado com instrumentos de brinquedo e miniaturas. Também foram utilizados instrumentos ligados à musicalização infantil como flauta, xilofone, kalimba e escaleta. Um cavaquinho foi usado com violão folk e também como baixo. O piano de brinquedo, o glockenspiel de latão e o kazoo de plátisco foram os reis do pedaço. Um tecladinho-calculadora Casio VL1 fez a alegria das crianças na faixa dos 40 aqui. Qualquer brinquedo valeu, seja de madeira, pelúcia ou eletrônico.

Agradecimentos: Fabiana e Pierre, Carla e Eduardo, José Mauro e Ivana.

Ricardo Koctus é patrocinado pela Tagima e Xande Tamietti pelas marcas Evans, Nosphorus, Liverpool, Staff Drum, teto Preto e Alê Bags – estas mão são de brinquedo!


Ao vivo (2011)

Pato Fu Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo
Músicos Convidados Mariá Portugal e Thiago Braga
Participação Especial Giramundo · Groco & Ziglo ·Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia, Ulisses Tavares e Raimundo Bento

Produzido por John Ulhoa · Mixado por John Ulhoa no Estúdio 128 Japs (BH) · Masterizado por Carlos Freitas no Clasic Master (SP)

Gravado ao vivo no Auditório Ibirapuera (SP) nos dias 9 e 10 de abril de 2011, como parte do programa Rumos Música Infantil, Itaú Cultural

Coordenação de Produção: Aluizer Malab · Produção Executiva: Frederico Douglas · Light Design e operação: Adriano Vale (Gaguinho) · Técnicco de PA: João Libarino · Técnico de Monitor: Rodrigo Silveira · Roadies: Humberto Alves (Lapinha) ·, Rafael Fonseca e Luiz Otpavio Âmbar

Fotos: Nino Andrés e Gabi Lima · Projeto Gráfico: Andrea Costa Gomes · Cenário: Fernando Maculan e Andrea Costa Gomes · Tapadeira: Wanda Sgarbi · Figurino: Ronaldo Fraga · Beauty: Silvana Girgel

Polar Filmes
Direção de Filmagem: Gui Conti · Direção Geral: Joana Mazzucchelli · Direção de Fotografia: Carlinhos Nogueira · Produção Executiva: Gisa Locatelli

G5 Filmes
Coordenação: Ivan Caiafa · Edição, Finalização e Autoração de Vídeo: Daniel Veloso e Eduardo Zunza · Direção de Edição e Pós produção: Daniel Veloso e Eduardo Zunza

Extras e imagens adicionais: Gabi Lima, Daniel Veloso, Eduardo Zunza, Leo Bubani, Daniel Ladeira e John Ulhoa · Gravação de áudio: NaCena Studios · Técnico de gravação: Luizinho Mazzei · Som: Gabisom · Luz: Estação da Luz (SP)

Agradecimentos Giramundo Teatro de Bonecos, Rita Lee, Ritchie, Zé Ramalho, Sérgio Britto, Charles Gavin, João Barone, Maki Nomiya, Edson Natale e equipe Itaú Cultural, Pena Schmidt e equipe do Auditório Ibirapuera, Camila Lordy, Casarotto, Silvio Giese, Big Format, Rotomusic e Malav Produções

foto: Nino Andrés (2010)
Sair da versão mobile