1. 30.000 Pés
“30.000 Pés” abre o disco, uma canção-de-estrada, só que de avião. Um slide em violão de 12 cordas logo na introdução é um som incomum pro Pato Fu. Uma de caixinha de música (um dos tipos mais antigos de música sequenciada), sintetizadores, bateria pesada, baixo potente. A voz de Fernanda bem colocada como sempre.
Fernanda e John apresentaram versão pocket da canção em uma apresentação especial na Tower Records, Japão (2007).
2. Mamã Papá
“Mamã Papá” (parceria de Fernanda, John e Rubinho Troll) faz a alegria dos que esperavam que o disco anterior tivesse alguma música dedicada à filha, então recém-nascida, de Fernanda e John. Não tinha. Mas agora vem essa música recheada de brinquedos e ultra-dançante num raro momento “álbum de família” do casal.
3. Espero
“Espero” é daquelas que mostram a liberdade artística que essa banda conquistou ao longo dos anos. Numa banda pop/rock, um arranjo que é só harpa, quarteto de cordas e programações.
4. Cities in Dust
“Cities in Dust”, clássico dos anos 80 da banda Siouxsie and The Banshees, é a única cover do disco, um achado na melhor tradição patofuniana de entortar versões de uma maneira única.
5. Tudo Vai Ficar Bem
“Tudo Vai Ficar Bem” é a canção que conta com uma participação especial: a colombiana Andrea Echeverri (do grupo Aterciopelados) que ajudou a compor e a cantar essa salsa “ao avesso” que tem letra em português e espanhol.
6. A Hora da Estrela
Canção inspirada na obra de Clarice Lispector é a primeira música composta ao piano por John.
7. Woo!
“Woo!” é uma disco punk de fazer o chão tremer, baixo distorcido e teclados oitentistas. John e Fernanda cantam juntos essa canção que tem versos como “tranque essse cubículo por fora…”que não deixam dúvidas: é um surpreendente convite aos indecisos para que “saiam do armário”.
8. A Verdade Sobre o Tempo
“A Verdade Sobre o Tempo” é a canção do envelhecimento e da relatividade do tempo. Guitarra slide, baixo acústico, ambiente caseiro, belo e nostálgico.
Em 2011 a canção ganhou versão em japonês especialmente para a trilha sonora do curta 49 dias, dirigido por Tati Fujimori. E em 2021 essa versão chegou às plataformas de streaming.
9. Quem Não Sou
“Quem Não Sou” é como um mantra, voz com efeitos e teclados remetendo a clássicos da música eletrônica como Kraftwerk e Gary Numan, cortesia de Lulu Camargo. Uma cítara é o toque de classe no final.
10. Vagalume
“Vagalume” mantém o clima, num arranjo de violão de cordas de nylon e programações que remetem aos timbres de Raymond Scott, um dos pais da música eletrônica. A surpresa é a presença do som de um Hurdy Gurdy, um instrumento medieval pouquíssimo usado, principalmente na música pop.
11. Nada Original
Em “Nada Original” Fernanda canta os tormentos da convivência diária. Piano elétrico e base marcada, timbres muito bem sacados de guitarra.
12. 1000 Guilhotinas
E o disco se encerra com “1000 Guilhotinas”, crônica melódica sobre a guerra e seus soldados, com um surpreendente momento em que se ouve um arranjo de orquestra de Casiotone VL1, talvez o primeiro sintetizador-calculadora de bolso do mundo.
FICHA TÉCNICA
Pato Fu:
Fernanda Takai: voz
John Ulhoa: Guitarras, violões, teclados, programações e voz
Ricardo Koctus: Baixo
Xande Tamietti: Bateria
Lulu Camargo: Piano e Teclados
“Tudo vai ficar bem” participação especial de Andrea Echeverri (Anterciopelados), artista gentilmente cedida por Nacional Records
Produzido por John Ulhoa
Direção Executiva: Aluizer Malab
Assistentes de produção Executiva: Sara Eller e Julia Campi
Capa e Projeto Gráfico: Conrado Almada
Gravado e mixado por John Ulhoa no Estúdio 128 Japs, Belo Horizonte.
Voz de Andrea Echeverri gravada por Hector Buitrago, no Estúdio Entrecasa, Bogotá.
Masterizado por Carlos Freitas no Classic Master, São Paulo
Xande Tamietti usa baterias Odery, peles Evans, Hardware Adah, baquetas Liverpool e capas Teto Preto
Agradecimentos: Andrea Echeverri e Hector Buitrago, Thiago Braga, Bruno (Embrataxi), Siouxsie & The Banshees
Todas faixas editadas por Rotomusic (BMG MUS. PUB. Brasil), exceto “Cities in Dust”, editada por Basement Brasil 100% e “Tudo vai ficar bem”, editada por Rotomusic (BMG MUS. PUB. Brasil) e National Records